sábado, 21 de abril de 2012

BIO-BATERIA


Part. 2

Se a previsão para o futuro é a substituição da versão impressa de livros, jornais, revistas por versões digitalizadas, na Sony o papel está em alta; na geração de energia.
A empresa japonesa desenvolveu uma bio-bateria capaz de gerar eletricidade usando apenas um cartão e papel.



Veja o vídeo em que os engenheiros demonstram a tecnologia

No final da apresentação o engenheiro da Sony Yuichi Tokita completa; "No futuro seremos capazes de gerar energia a partir de derivados de glucose extraídos de papel velho. O processo usa a enzima chamada celulase para decompor os materiais em açúcar (glicose), e, se continuarmos a estudar, poderemos criar uma solução sustentável de energia”

Mecanismo utilizado na geração de energia através do açúcar .





Os pesquisadores afirmam que as bio-baterias poderão ser utilizadas para alimentar dispositivos portáteis carregados junto ao corpo ou mesmo incorporados no organismo. 


Por um fio...


Pesquisadores de uma Universidade do Reino Unido descobriu uma bio-bateria que usa bactérias como fonte energia, comandado pelo Dr.Thomas Clarke desvendou a estrutura molecular exata das proteínas que permitem que as bactérias transfiram cargas elétricas de dentro para fora de seu organismo. Essas proteínas ricas em ferro, funcionam como um verdadeiro fio biológico, com grandes possibilidades de exploração tecnológica. Porém o desafio agorra é agrupar as bactérias diretamente aos eletrodos, criando células a combustível microbianas de alta eficiência



Micrografia da Geobacter sulfurreducens criando uma rede de nanofilamentos de proteína que apresentam uma condutividade elétrica comparável à dos fios metálicos.[Imagem: Anna Klimes/Ernie Carbone]






É possível devido como algumas espécies de bactérias movimentam os elétrons os transferindo de dentro para fora de uma célula através de nanofios condutores de eletricidade. Essa descoberta pode também dar um impulso ao desenvolvimento de células que se alimentam de detritos animais ou humanos, e também de agentes biotecnológicos capazes de eliminar poluentes do solo gerando energia elétrica como um subproduto desse processo.



Os nanofios que o microorganismo produz nesse processo poderão ter uma grande variedade de aplicações na indústria eletrônica. [Imagem: UMass]

Nanofio [Imagem: Sandia]
 
Transferência de carga eletrica para o meio externo

Perspectivas para as bio-baterias

As pesquisas nessa área são bastante abrangentes, surgem cada vez mais ideias extraordinárias, muitas mirabolantes como o celular movido a Coca-Cola, mas não se pode duvidar da capacidade da ciência.
Mais

0 comentários:

Postar um comentário